Clínica Off-Road
O primeiro acontecimento digno de nota neste novo ano aconteceu no domingo, 14 de Janeiro, com a visita de trabalho aos habitantes de Bolona, uma aldeia na montanha, pelo nosso enfermeiro Flávio Bento e o presidente da DaM Jailson. Demoraram menos de uma hora a combater, nas suas motos de motocross, as curvas da estrada de terra batida na cadeia das colinas em torno do Tope de Coroa (a 1.979 metros, o ponto mais alto de Santo Antão).
Uma dúzia de famílias de pastores vivem ali sob condições mínimas: sem eletricidade, sem água canalizada e sem assistência médica. Se alguém tiver um problema de saúde, terá que apanhar um táxi coletivo para o Porto Novo.
Apesar da falta de um telefone ou de rede móvel, a divulgação antecipada desta visita foi um sucesso, com 24 pacientes a dirigirem-se à clínica ambulatória montada na escola da aldeia. Flávio tratou doenças de pele agudas e infeções do trato respiratório superior, bem como de problemas crónicos como a diabetes e hipertensão arterial. Levou com ele medicamentos específicos para certas doenças, receitando outros, e deu aos pacientes alguns conselhos e recomendações. Passaram mais de quatro horas até Flávio e Jailson voltarem as suas rodas para o trajeto repleto de impressionantes ziguezagues, de volta da sua turné Off-Road (ou seja, de volta para o Tarrafal).