Copyright 2018 - Bem Vindo

smiles logoA DaM organizou conjuntamente com o Dr. Heinz-Oliver Siebelist, da ONG espanhola SMILES, duas semanas de férias de trabalho em Santo Antão para uma equipa de dentistas espanhois e portugueses em Agosto 2016. O objetivo era o de poder proporcionar à população, da escassamente povoada região oeste da ilha, tratamentos dentários gratuitos. Em conjunto com a Delegacia de Saúde e com a Câmara Municipal de Porto Novo, elaborámos um programa de atendimento para seis aldeias: Tarrafal de Monte Trigo, Monte Trigo e Bolona na zona do sudoeste árido e semidesértico e na Ribeira das Patas, Alto Mira e a Ribeira da Cruz no noroeste montanhoso da ilha.

smiles2016 1No domingo, 31 de julho, chegou ao Tarrafal a maioria da equipa dos 12 dentistas (quatro chegaram após quatro dias devido a atrasos com os seus voos). Duas salas da escola foram usadas como quartos e o apartamento do Posto Sanitário serviu para armazenar o extenso equipamento por eles trazido.

A equipa começou a tratar os pacientes logo no dia seguinte. Às muitas pessoas que esperavam ser atendidas foi-lhes atribuído um pequeno papel com o nome e um número, pelo qual eram chamadas para serem vistas primeiro pela enfermeira do Posto Sanitário. Esta, media a tensão arterial de cada paciente e tomava nota das doenças sofridas, como por exemplo a diabetes, anotando tudo numa ‘ficha pessoal’. Em seguida, foi feito um primeiro diagnóstico dentário e anotadas as necessárias extrações, chumbos, etc.. Cada paciente foi então encaminhado para a equipa de tratamento dentário. A velha cadeira de dentista que tinha chegado do Mindelo e disponibilizada à DaM por tempo indefinido foi colocada a bom uso – eis a ocasião apropriada para a trazer de volta à vida!smiles2016 2

No entanto, ainda durante a manhã, a temperatura dentro do Posto Sanitário aumentou tanto que, apesar das várias ventoinhas e cortinas corridas, tornou-se um lugar bastante desconfortável para trabalhar. Sem mais delongas a equipa dividiu-se: chumbo de dentes dentro do Posto Sanitário e extrações 'transferidas' para a parte de fora sob um teto temporária de sombra. Porém, estas mudança pouco adiantou para diminuir o calor que se fazia sentir... Ainda assim, 66 pacientes foram examinados, 95 dentes extraídos e 32 dentes chumbados. Para o dia seguinte o apelo foi: mais sombra!

smiles2016 3No segundo dia da equipa odontológica no Tarrafal, todos optaram por trabalhar na parte de fora do Posto Sanitário. Tal evitou a tediosa deslocação de fora para dentro e vice-versa (uma melhoria relativa ao primeiro dia), tendo os procedimentos sido reorganizados para que tudo corresse tranquilamente. No final da tarde, já tinham todos sido atendidos: mais 62 pacientes foram tratados, com 53 dentes extraídos e 24 dentes chumbados. Todo o equipamento foi então reunido para ser levado no dia seguinte pela equipa para Monte Trigo que ali se deslocariam, junto com o presidente da DaM e a enfermeira auxiliar Jair Pires, num barco de pescadores. A viagem levou pouco mais de uma hora tendo sido bastante relaxante.No entanto, desembarcar no Monte Trigo já não foi fácil, as ondas muito altas dificultaram o desembarque, mais complicado ainda para quem não está acostumado. Não obstante, todo o equipamento chegou à terra intacto. O resultado: 42 pacientes, tantos como os dentes chumbados e 30 extrações.smiles2016 5

 

A próxima paragem foi em Bolona, um pouco fora da estrada entre Porto Novo e Tarrafal, situada nas faldas de Tope de Coroa - a mais alta montanha de Santo Antão (1.982 metros). Aqui, cerca de uma dúzia de famílias vive exclusivamente da criação de caprinos numa pequena aldeia com habitações amplamente dispersas. Não há água corrente nem eletricidade; não existem telefones, nem rede móvel. Foi, por isso, difícil espalhar a palavra pelos habitantes da região para que soubessem que, nesse mesmo dia, quem viesse à escola podia receber tratamento dentário odontológico. Ainda assim, 22 pacientes foram atendidos - 12 dentes foram chumbados e 54 extraídos. À tarde uma pick-up levou a equipa de volta ao Tarrafal.

smiles2016 6Sexta-feira, sábado e domingo foram dedicados ao relaxamento e lazer. Na manhã de sexta-feira, a equipa foi para Porto Novo, onde os equipamentos de trabalho foram armazenados. A equipa dos SMILES foi então conduzida à cratera da Cova (altitude de 1.200 m) de onde fizeram uma caminhada do topo da cratera até ao verdejante vale da Ribeira de Paúl. Fizeram o check in num hotel na Vila das Pombas, onde ficaram durante dois dias, o que proporcionou a todos – incluindo as entusiastas do surf – uma base ideal para explorar o lado verde da ilha. Na tarde de domingo, o grupo embalou uma vez mais as malas e retornou ao Porto Novo, antes de se dirigirem para a Ribeira das Patas.

Também aqui a equipa pernoitou numa escola; desta feita na escola secundária local, tendo alunos que chegam de toda a região. Foi aqui que a equipa móvel de prática odontológica preparou o trabalho para o dia seguinte: exames primários e chumbos de dentes nas instalações da escola, extrações de dentes numa zona de sombra na área do recreio da escola. Ao anoitecer, 130 pacientes tinham sido tratados, com 60 dentes chumbados e 363 extraídos. Na manhã de terça-feira, a equipa foi conduzida, com o respetivo equipamento, para a aldeia de Alto Mira, a cerca de 30 minutos da Ribeira das Patas. Um longo dia de trabalho esperava-os no Posto Sanitário local, onde atenderam 100 pacientes: 230 extrações e 55 chumbos de dentes. Assim que o equipamento foi embalado, dirigiram-se à próxima paragem onde pernoitarem - Ribeira da Cruz. A equipa estava por demais cansada para poder apreciar as comodidades da confortável casa de um emigrante local que os tinha convidado – depois do jantar, tarde até mesmo para os padrões espanhóis, tudo o que quiseram fazer foi cair na cama.

smiles2016 7

Nessa quarta-feira em Ribeira da Cruz, o último dia de trabalho, 88 pacientes foram vistos, 70 dentes chumbados e 156 extraídos. A equipa trabalhou até à tarde e depois de tudo arrumado e embalado, começou a parte mais animada desta visita ao noroeste da ilha: como forma de agradecimento, os dentistas e os seus assistentes foram convidados para uma celebração especial. Após alguns discursos, a equipa pode deleitar-se com um saboroso jantar composto por especialidades regionais, seguido de uma tocatina (música ao vivo). Todos se divertiram imenso, dançando até às tantas da noite.

Na quinta-feira a equipa regressou ao Tarrafal, onde passaram os seus dois últimos dias hospedados nos pequenos e adoráveis chalés do Mar Tranquilidade. Entre atividades com natação, surf, mergulho, pesca e outras, o tempo voou até à festa de despedida na noite de sexta-feira. Depois de Jailson e de Oliver proferirem algumas palavras e de lhes ter sido entregue um Certificado de Participação, o peixe apanhado por alguns dos membros da equipa foi-lhes servido no jantar de despedida, onde puderam também apreciar um ou dois copos de ponche de tambarina (tamarindo). Se sentiram mais o sabor ácido desta bebida agridoce, talvez tenha sido por saber que os carros teriam que estar prontos para partirem para Porto Novo às seis da manhã do dia seguinte...

smiles2016 8

Apoiantes

Ambitech, Lda 

ambitech2016

A Ambitech, Lda é uma Empresa que tem como foco principal a Reciclagem de Tinteiros e Toner’s,

para Faxes, Impressoras e Fotocopiadoras.
Reciclamos com materia prima de primeira qualidade fornecida pelos nossos parceiros em Espanha e EUA (UNINET IMAGING). 
Com a obtenção dos nossos TONER'S RECICLADOS, pode poupar até 50% dos custos, e com igual qualidade, relativamente aos originais.

 

Mar Tranquilidade

martranq

Mar Tranquilidade foi lançada em outubro de 1999 na pacata região de Tarrafal de Monte Trigo,

um espaço perfeito para se hospedar. Com apartamentos com telhados de palha ou telha,  cercado por um bosque de acácia. Intercaladas com jardins frondosos, terraços,varandas, e belas vistas. Um lugar acolhedor que oferece recantos tranquilos para relaxar.

 

Jeanine Vahldiek Band

jeanine

"Jeanine Vahldiek Band“, estes são Jeanine Vahldiek e Steffen Haß.

A sua música, que é dominado por a harpa concerto de 2.10m altura de Jeanine, e os vários instrumentos de percussão de Steffen, pode ouvir live num concerto, no internet, ou no CD. Com o seu terceiro CD "Blank Canvas", publicado em Dezembro de 2014, apoiam o DaM  - com 1 € de cada CD vendido.

Cooperações

Smiles

logo smiles

 

AMPri

AMPri Logo

AMPri bietet seinen Kunden seit über 20 Jahren über 500 verschiedene Einwegprodukte wie Einmalhandschuhe,

Mundschutz, Kopfhauben, medizinische Einmalartikel, u.v.m für die Bereiche Medizin, Dental, Hygiene, Pflege, Gastronomie, Kosmetik und Arbeitsschutz. Für den Einsatz des Zahnärzteteams von SMILE auf Santo Antão im August 2016 und im August 2017 stellte AMPri die benötigten Einmal-Untersuchungshandschuhe kostenlos zur Verfügung.

 

Aventura

logo aventura

Seit 2004 bietet die aventura lda. als Vor-Ort-Agentur auf den kapverdischen Inseln touristische Aktivitäten an,

entwickelt und fördert den Tourismus auf den Inseln. Unsere Philosophie basiert auf der Idee des nachhaltigen Tourismus. Wir möchten das Land und vor allem die Menschen darin unterstützen, sich eine Zukunft durch den Tourismus zu gestalten. aventura lda. beteiligte sich an den Reisekosten zur Erstellung der Studie zu den akuten Notwendigkeiten der Bewohner Tarrafals, und hilft bei der Suche nach Flugpaten für gespendete Laptops.

Sodade

sodade logo