Copyright 2018 - Bem Vindo

smiles 2017 1

Mais uma vez, o destaque do ano era a visita dos dentistas da ONG espanhola 'SMILES'. Desta vez, a equipa incluiu o Dr. Heinz-Oliver Siebelist e cinco colegas. Apesar de algumas pequenas alterações, seguiram a estratégia e o itinerário que provou ter sucesso no ano anterior. Como antes, a equipe começou o seu trabalho no Tarrafal (69 pacientes, 100 extrações); em seguida, partiram para uma viagem de uma hora de barco pelo mar para Monte Trigo (17 pacientes, 20 chumbos, 14 extrações) e depois para Bolona (27 pacientes, 59 extrações). O fim de semana foi dedicado à diversão e relaxamento, o que incluiu uma competição de surf, realizada na Vila das Pombas. Na noite de domingo, viajaram para as aldeias remotas da montanha em torno do Topo de Coroa (cadeia de colinas acima do Tarrafal). A segunda parte do seu trabalho arrancou em Ribeira das Patas, onde, com base na escola secundária local, passaram dois dias sucessivos a atender um total de 181 pacientes, extraindo 420 dentes e chumbando quatro. Em Alto Mira, viram 54 pacientes (87 extrações), sendo 47 pacientes tratados em Ribeira da Cruz (86 extrações). Este ano, a vila de Chã de Norte foi adicionado ao itinerário, onde receberam 15 pacientes (33 extrações).

smiles 2017 2

 

Estatística global: 410 pacientes, 27 chumbos de dentes, 799 extrações.

 

Vale a pena sublinhar que, de um modo geral, os habitantes das zonas rurais de Santo Antão não têm acesso ao atendimento odontológico e muito menos a tratamentos de conservação dos dentes. Uma visita ao dentista significa uma viagem para a cidade mais próxima e o pagamento da consulta – um 'luxo' que quase ninguém pode pagar. Combinado com a frequente falta de conhecimento de higiene bucal, leva a que a resposta à dor de dente seja, geralmente, "tire fora" – embora mesmo esta solução possa ser evitada por motivos de custo. Os dentistas da SMILES tentam conservar os dentes do problema, especialmente em crianças, mas a primeira prioridade é realizar o maior número de extrações que vejam ser necessárias ou convenientes. Outra atividade deste ano foi a de ensinar as crianças sobre higiene dental de uma forma divertida. No Tarrafal e na Ribeira das Patas, realizaram uma sessão de informação com diversão, jogos e pequenos presentes. Olhando para os próximos anos, há duas principais 'questões pendentes': tratamento de conservação do dente e próteses. Esperamos ser capazes de colocar algumas ideias em prática em breve.

 

smiles 2017 3

 

Antes da equipa ir para o outro lado da ilha, depois de trabalhar durante cinco dias no Tarrafal, Monte Trigo e Bolona, pedi-lhes para compartilhar algumas palavras sobre o tempo que passaram connosco.

 

Eis o que escreveram:

smiles 2017 oliver estefaniaHeinz-Oliver Siebelist, 39, Ericeira / Portugal

Tarrafal, Bolona e Monte Trigo

levo-vos sempre no coração comigo!

 

Estafania Regal Trasancos, 29, Viveiro / Spain

Muito obrigada por nos permitir ajudar. A gente é muito amável, tanto o povo como os companheiros. Gostei muito de ver os meninos com vontade de aprender.

 

 

smiles 2017 eduardo.stefania

Eduardo Rueda Garcia, 42, Madrid / Spain

Um prazer partilhar o meu tempo, com gente capaz de partilhar tanta felicidade. É um ambiente paradisíaco.

 

 

 

 

 

 

 

 

smiles 2017 leonor lenaLeonor Limão, 23, Lisbon / Portugal

Estar no Tarrafal é como estar em casa e trabalhar e ajudar o Tarrafal, Monte Trigo e Bolona é como aprender a ser feliz. Agradeço muito, do fundo do coração, e só queria ter mais tempo e recursos para dar! De certeza que voltarei!

  

Elena Isabel Sanchez Martin-Sanceda, 37, Lajares / Spain

Um pequeno paraíso escondido onde se vive ao ritmo da natureza. Temos ainda de aprender muito desta vida e este é um lugar onde podemos tomar consciência disto. Obrigada ao povo e a toda a gente por valorizar a nossa ajuda e fazer-nos sentir como em casa.

 

smiles 2017 leonor pabloPablo Gomeza Urizar, 37, Madrid / Spain

Recebi tanto em troco do pouco que demos. A hospitalidade dos locais do Tarrafal, Monte Trigo e Bolona fizeram sentir-me em casa. Um prazer voltar sempre e poder participar a fazer um monte com pequenos grãos de areia.

 

 

 

 

Mais informação, impressões e fotos das férias de trabalho da equipa de dentistas de 2017 em Santo Antão, pode ser visto em: www.facebook.com/smilesngo e www.facebook.com/Dar-as-M%C3%A3os-Tarrafal-de-Monte-Trigo-778138178949700.

Apoiantes

Ambitech, Lda 

ambitech2016

A Ambitech, Lda é uma Empresa que tem como foco principal a Reciclagem de Tinteiros e Toner’s,

para Faxes, Impressoras e Fotocopiadoras.
Reciclamos com materia prima de primeira qualidade fornecida pelos nossos parceiros em Espanha e EUA (UNINET IMAGING). 
Com a obtenção dos nossos TONER'S RECICLADOS, pode poupar até 50% dos custos, e com igual qualidade, relativamente aos originais.

 

Mar Tranquilidade

martranq

Mar Tranquilidade foi lançada em outubro de 1999 na pacata região de Tarrafal de Monte Trigo,

um espaço perfeito para se hospedar. Com apartamentos com telhados de palha ou telha,  cercado por um bosque de acácia. Intercaladas com jardins frondosos, terraços,varandas, e belas vistas. Um lugar acolhedor que oferece recantos tranquilos para relaxar.

 

Jeanine Vahldiek Band

jeanine

"Jeanine Vahldiek Band“, estes são Jeanine Vahldiek e Steffen Haß.

A sua música, que é dominado por a harpa concerto de 2.10m altura de Jeanine, e os vários instrumentos de percussão de Steffen, pode ouvir live num concerto, no internet, ou no CD. Com o seu terceiro CD "Blank Canvas", publicado em Dezembro de 2014, apoiam o DaM  - com 1 € de cada CD vendido.

Cooperações

Smiles

logo smiles

 

AMPri

AMPri Logo

AMPri bietet seinen Kunden seit über 20 Jahren über 500 verschiedene Einwegprodukte wie Einmalhandschuhe,

Mundschutz, Kopfhauben, medizinische Einmalartikel, u.v.m für die Bereiche Medizin, Dental, Hygiene, Pflege, Gastronomie, Kosmetik und Arbeitsschutz. Für den Einsatz des Zahnärzteteams von SMILE auf Santo Antão im August 2016 und im August 2017 stellte AMPri die benötigten Einmal-Untersuchungshandschuhe kostenlos zur Verfügung.

 

Aventura

logo aventura

Seit 2004 bietet die aventura lda. als Vor-Ort-Agentur auf den kapverdischen Inseln touristische Aktivitäten an,

entwickelt und fördert den Tourismus auf den Inseln. Unsere Philosophie basiert auf der Idee des nachhaltigen Tourismus. Wir möchten das Land und vor allem die Menschen darin unterstützen, sich eine Zukunft durch den Tourismus zu gestalten. aventura lda. beteiligte sich an den Reisekosten zur Erstellung der Studie zu den akuten Notwendigkeiten der Bewohner Tarrafals, und hilft bei der Suche nach Flugpaten für gespendete Laptops.

Sodade

sodade logo